A nova administração municipal iniciou com uma reunião entre o prefeito Altamir Sanson, o vice José Ailton Vasco e os secretários já nomeados. Na pauta, a discussão a respeito das prioridades de cada pasta para os primeiros dias de governo.
Conforme prometido durante a campanha, Altamir reforçou a urgência na resolução dos problemas relacionados às áreas da Saúde e estradas rurais. Além dessas, outras questões surgiram como emergenciais. É o caso do lixo depositado a céu aberto nas dependências da empresa LS Reciclagem e na Usina de reciclagem do município.
O tema já foi alvo de reportagens nos veículos de comunicação da cidade e de Ponta Grossa, além das mídias sociais. São toneladas de lixo reciclável que estão acumulados no terreno, o que pode ser considerado grave crime ambiental, além de que o lixo reciclável, na verdade, pode ser transformado em matéria primeira para outros produtos e gerar renda para muitos trabalhadores.
Dada a gravidade do assunto, a Procuradoria Geral do município está providenciando um dossiê a ser encaminhado ao Ministério Público a fim de que as medidas legais cabíveis sejam tomadas, inclusive com a responsabilização dos culpados.
Em relação à saúde, a secretária Kamila Oliveira Sanson destacou que uma das primeiras ações será a instalação do PAI – Pronto Atendimento Infantil. Para isso, já se está buscando o local para a implantação do serviço especializado. Para a Kamila, essa é uma urgência que vai garantir mais tranquilidade para pais e responsáveis e um atendimento especial às crianças do município.
Geraldo Vasco, secretário de Desenvolvimento Rural, juntamente com o vice-prefeito José Ailton destacaram a urgência que está sendo dada à recuperação das estradas rurais. De forma mais imediata, serão detectados os chamados “atoleiros” nas estradas que fazem parte do roteiro escolar. “Não podemos deixar que as aulas comecem com esses pontos críticos no transporte escolar”, frisou Geraldo.
A diretora do departamento de Agricultura, Rosilene Barausse lembrou que o programa Porteira a Dentro tem um grande número inscritos que aguardam melhorias em suas propriedades. Esse programa será redefinido para atender com maior celeridade a todos os moradores da área rural de Palmeira.
O prefeito explicou que a obra prevista para pavimentação de um trecho da estrada do Quero-Quero encontra-se com uma licitação já realizada, mas paralisada por conta de recursos impetrados por outras empresas participantes no processo. No entanto, mudanças deverão ser implementadas no tipo do pavimento. Segundo o projeto feito pela administração anterior, a estrada contaria com pavimentação de pavers (blocos de concreto). “Tenho recebido pedidos dos moradores para que a obra não seja feita como foi anunciada. Eles afirmam que esse tipo de pavimento vai exigir manutenção constante, que o projeto prevê a benfeitoria somente para uma pequena parte do trajeto e não é apropriada para a circulação de veículos pesados, o que é impossível de numa estrada rural que serve, inclusive, duas grandes indústrias do município”, explanou Sanson.
Engenheiros da Prefeitura estudam a possibilidade de realizar a obra com pavimento asfáltico ou em concreto, que, segundo informações preliminares, tem um custo mais baixo que o paver. “Preferimos o concreto em função da durabilidade e o custo mais acessível, podendo estender a área pavimentada por muitos quilômetros”, explicou o prefeito.
Também foram apresentadas as ações nas pastas da Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano. Ao encerrar essa primeira reunião, o prefeito decretou que, diariamente, das 7 às 9 horas, estará em seu gabinete para atender os secretários.
Informações prefeitura municipal
Comments